Mas espera um pouco: de que adianta mostrar o relógio (ou uma renderização 3D dele) sem nenhum app rodando? Os apps para relógios podem roubar o show (acho!).
Primeiro, o modelo da LG:
Os coreanos já tinham indicado que o seu novo modelo de smartwatch seria arredondado como o Motorola 360. Anunciaram hoje o LG G Watch R. O que é bacana? A tela frontal de 1,3 polegada (320 x 320) usa tecnologia Plastic OLED (P-OLED), a mesma do smartphone “dobrável” G Flex (e isso abre inúmeras possibilidades para o futuro desse tipo de dispositivo), e a tela cobre todo o diâmetro do relógio (uia!).
O LG G Watch R usa ainda um processador Qualcomm Snapdragon 400 de 1,2 GHz, roda Android Wear , tem 4 GB de armazenamento interno/512 MB de RAM e uma bateria de 410 mAh. Virá apenas em preto, com proteção IP67 contra pó e água, e começa a ser vendido em “mercados-chave” a partir de outubro (início do quarto trimestre).
Nada de preço ainda, mas a LG nas fotos de divulgação mostra que é um aparelho pra homens de estilo (vale lembrar que eu já disse que moda é importante):
Já o Samsung mostrou seu enésimo smartwatch, chamado Samsung Gear S. De diferente, o fato de ele atuar sem a necessidade de um smartphone ao lado: tem slot para SIM card e conectividade 3G. Vale lembrar que a LG teve algo assim no passado, quando ninguém falava em Android ou smartwatch ainda.
Ah sim, o modelo novo da Samsung faz ligações apenas com fone Bluetooth. Nada de falar estilo Dick Tracy.
Traz uma tela curvada Super AMOLED de 2″ com resolução 360 x 480 (note, de novo, que o único app à mostra é o relógio):
E o SIM Card vai atrás da tela, logo acima do que até parece ser uma câmera (WTF!), mas é na realidade um tipo de sensor que mede as batidas do coração.
O Gear S roda sistema operacional Tizen Wearable Platform, usa um processador dual-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento interno. O curioso é ver que o modelo também tem módulos Wi-Fi (b/g/n), GPS/Glonass e Bluetooth 4.1 integrados (logo, deve – chuto – funcionar sem o SIM card). E proteção IP67 contra poeira/água. Nada de preço ainda, chega ao mercado em outubro.
E tem uma versão em preto/azul:
Mas o mais interessante sobre o Gear S está em um parágrafo no final do comunicado oficial:
“Seus recursos poderosos incluem navegação pedestre ponto a ponto fornecidas pelo HERE, um serviço de notícias 24 horas do The Financial Times ‘fastFT’ (…) e a capacidade de ver e responder notificações sociais do Facebook de forma instantânea”.
Pra quem tem memória fraca, Here é a divisão de mapas da Nokia-mãe (a que ficou na Finlândia), e o uso de alguns apps – notícias, notificações e até mesmo a navegação – abrem um caminho interessante e promissor para o crescimento dos wearables.
Ainda nos relógios espertos, vale lembrar duas coisas:
1) A Motorola fará um evento em Chicago para mostrar novidades, incluindo seu relógio Moto 360;
2) A Asus vai mostrar seu ZenWatch com Android Wear na IFA também (demorou!):
[youtube=”https://www.youtube.com/watch?v=GvzkwpQbO50″]
Eu tou muito curioso para ver se a Apple vai lançar algum em setembro. Se lançar vai ser interessante todos esses modelos da concorrência virarem história do dia para noite como sempre aconteceu…
Voto pelo modelo da LG.
Enquanto isso, Pebble