Twitter é do Musk | iPhone com USB-C | Meta perde $$$
Início » NEWSLETTER » Twitter é do Musk | iPhone com USB-C | Meta perde $$$

Twitter é do Musk | iPhone com USB-C | Meta perde $$$

RESUMO

Edição enviada em 28 de outubro de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Última semana de outubro: grandes lançamentos para o fim do ano feitos por todas as marcas que importam, na espera pela Black Friday (para desovar o estoque antigo) e Natal (convencer de comprar o estoque novo).

Edição curta hoje (e pega de surpresa com Elon Musk assumindo o Twitter enquanto escrevíamos), preparando coisas legais para novembro. Sigam indicando Interfaces para os amigos e no prêmio Mais Admirados, na categoria Newsletter. Boa leitura e até a próxima edição.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

IPHONE USB-C: AGORA VAI?
Greg Joswiak, chefão de marketing da Apple, deu uma entrevista para um evento do Wall Street Journal e disse algo um tanto controverso – para os padrões da Apple: que a empresa vai cumprir com a legislação da União Europeia de padronização de conectores nos smartphones.

Na teoria, sai o Lightning em um futuro próximo (iPhone 15?), entra o USB-C e todos poderemos ter um cabo só para todos os gadgets governar. Na prática… teremos um adaptador USB-C para Lightning na caixa do smartphone? (isso, afinal, ainda é cumprir com a legislação!)

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO DA SEMANA
Uma atualização de software parece ter deixado o recurso de cancelamento de ruído dos fones AirPods Max… pior do que era antes.

EM TEMPO
Tim Cook, único CEO de Big Tech a dar lucro neste trimestre, também deu uma bandeirada na corrida de F1 nos EUA. Um entusiasmo…

GENTE QUAL A NECESSIDADE DISSO?
Expectativa: pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para baterias de eletrônicos. Realidade: Xiaomi anuncia o Redmi Note 12 Pro com carregador de 210W. Tudo bem, é legal pra caramba carregar o telefone na velocidade da luz, mas isso não resolve a expectativa inicial de termos baterias que durem mais.

REVIEWS DA SEMANA

CONTOS DA FOXCONN
O Verge tem uma birra enorme com a Foxconn (uma das grandes fabricantes de equipamentos eletrônicos do mundo, incluindo os iPhones) e sua unidade em Wisconsin, nos EUA, por conta de coisas que nunca aconteceram.

Mas trazendo em um paralelo para o Brasil (paywall), o governo federal volta a falar de incentivos para a indústria de semicondutores (quase inexistente) por aqui.

NOVA CARA, NOME ESTRANHO
A Olympus não faz mais câmeras, então a OM comprou a marca e lançou o primeiro modelo – igual aos antigos, mas diferente.

Olympus, é você? Não, sou a OM System. (OM/Divulgação)

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

FACEBOOK DERRETE, ZUCKERBERG SERÁ CEO ATÉ QUANDO?
Enquanto a Apple é a única das grandes empresas de tecnologia a dar resultados bons no trimestre (contra o pessimismo de Google e Microsoft), sempre pode piorar: o Facebook, quer dizer, Meta, está visivelmente no caminho errado – quer dizer, estagnado.

As notícias são desanimadoras (não estamos tristes com isso). Só o CEO Mark Zuckerberg (Markinho para os íntimos) perdeu US$ 100 bi em um ano. Markinho reclamou da Kim Kardashian, mas não é isso que vai fazer o povo voltar a usar o site, né. E o metaverso, hein? Segue com poucas pessoas falando a realidade – que essa baboseira não tem a menor função neste momento (mas soa bonito no PPT da agência de publicidade).

O QUE O YOUTUBE FEZ CERTO ESTA SEMANA
Vai verificar médicos e profissionais de saúde (incluindo enfermeiros) para garantir a veracidade de informações na rede. Seria ótimo, se médicos não fossem também um dos principais vetores de propagação de mentiras envenenadas por políticas bolsonaristas e de negacionismo.

ENQUANTO ISSO, NO TWITTER
O dia chegou: Elon Musk fechou a compra da rede social – a transação estava prevista para acontecer até hoje (28), mas a noite de quinta foi mais emocionante – teve até um liveblogging, como nos bons tempos de antes do Twitter.

Em resumo, a liderança do Twitter foi eliminada: CEO e CFO foram escoltados para fora do prédio da companhia, e até a diretora jurídica que tomou a decisão de derrubar a conta de Trump foi demitida. Todos com bons pacotes de compensação em caso de demissão.

Não sabemos o que vai acontecer direito, mas parece que os portões do inferno já foram abertos (preferimos não imaginar o que pode acontecer neste final de semana de segundo turno, ainda bem que Twitter no Brasil é irrelevante em comparação a outras redes).

Musk disse que o “pássaro foi libertado” – e deve falar com os funcionários da rede hoje em algum momento. A Uniao Europeia não concorda muito com ele – e já mandou recado que um novo Twitter vai ter que obedecer às regras vigentes.

A semana, de qualquer forma, foi agitada para o Twitter e Elon Musk. O novo “Chief Twit” (paywall) entrou com uma pia para fazer meme no prédio do Twitter, pediu atenção para os anunciantes não o deixarem só (exagero nosso aqui, mas ele disse que não quer transformar a rede em um inferno – mas já não é?), foi criticado pelo New York Times por se meter em geopolítica global, tocou o terror nos funcionários (dizendo que vai demitir 75% da equipe e depois desmentiu) e viu que tem muito usuário pulando fora – antes de tudo acontecer. Em resumo, é tudo ou nada – hoje.

E AGORA? O Twitter, para a gente, sempre foi sinônimo de fonte de informação rápida. Foi um bom fórum de discussão até 2012, 2013, depois caiu no buraco da discórdia: tudo é polêmico, é controverso, é motivo para expor traumas em público (lembram do sorvete caro?).

Com Elon Musk defendendo a “liberdade de expressão” (no jeito mais extrema-direita possível), a coisa tende a piorar. Quantos dias/horas para certos banidos voltarem a ter contas liberadas? Temos medo. O que gostaríamos de ver, como pessoas que usam a internet desde antes da banda larga chegar ao Brasil: a volta das comunidades nichadas, quer dizer, blogs e portais – e newsletters, claro. Mais curadoria humana, menos algoritmo.

Só ousamos dizer que, se o Google não tivesse matado o Google Reader e o RSS anos atrás, as coisas poderiam ser bem diferentes no mundo da comunicação e das redes sociais. Mas isso é uma discussão longa… e que nem todo mundo está preparado.

RECORDES
No Spotify, Taylor Swift já bateu números enormes no streaming do seu novo álbum. Falando nisso, vejam este vídeo sobre quanto ganham os artistas nas plataformas (spoiler: Apple Music paga mais).

GRANDES IDEIAS NUNCA ANTES EXECUTADAS
Mas o app de namoros Bumble abriu o código da sua inteligência artificial que identifica órgãos masculinos enviados indevidamente para terceiros que não solicitaram aquilo.

PÉSSIMAS IDEIAS JÁ EXECUTADAS
As marcas estão descobrindo o BeReal. Eu hein.

LEITURAS LONGAS


FINALMENTE UMA EXPLICAÇÃO
Os mais experientes vão lembrar do dia que acordaram e tinha um disco aleatório do U2, de graça, nos seus iPods em 2004 – e todo mundo odiou a Apple e o U2 naqueles dias. Agora, Bono Vox explica, em suas memórias, o que aconteceu: o U2 queria aparecer nos comerciais da Apple.

INCLUSÃO DIGITAL
O NYT criou um guia para os atrasados que estão chegando ao TikTok agora.

MICROAGRESSÕES
A Wired explica o que são microplásticos e como podemos lidar com essa questão.

UM PEGUINHA
Também na Wired, uma série sobre o Alphabay, uma feira livre de drogas da internet.

QUANTUM
O Gizmodo conta a história de um computador quântico criado a partir de um experimento improvável.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.

1 comentário