O Asus Zenwatch, apresentado na IFA 2014, segue a linha do Moto 360 e demais aparelhos com o novo Android Wear: é um “companheiro” para seu smartphone, de preferência um Zenfone da própria Asus. E nem parece tão grande quanto os seus concorrentes.
No showroom da Asus em Berlim (fora da IFA, por sinal), a companhia taiwanesa demonstrou o Zenwatch, sem muitas interações possíveis por parte do visitante (meio que parecido com o que a Motorola fez com o 360 semana passada em Chicago).
E, se aqui no ZTOP o Henrique já reclamou que falta estilo nos modelos grandes, o Zenwatch até que segue um belo caminho.
É um modelo com espessura que vai de 7,9 mm nas partes mais finas a 9,4 mm nas mais grossas. Sua tela AMOLED de 1,63 polegada tem resolução 320 x 320 e é reforçada com Gorilla Glass 3.
Por dentro, um SoC Qualcomm Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, além de Bluetooth 4.0 para comunicação com o smartphone, sensor de 9 eixos e um “bio sensor” e proteção IP55 contra respingos d’água (concorrentes como o LG G Watch e o Moto 360 têm proteção IP67 contra água/poeira).
A definição das cores do Zenwatch segue o estilo “cor de carro”: segundo a Asus, o relógio tem “camadas de prata e ouro rosa” com uma pulseira de couro (verdadeiro!).
Os apps integrados ao smartphone (qualquer com Android 4.3 ou superior) permitem mudar a face do relógio, desbloquear o smartphone/tablet com um toque, bloquear ligações ao cobrir o relógio, encontrar o telefone e configurar funções com dois toques (com o curioso nome “Tap Tap” para a função).
Além disso, dá para controlar apresentações e a câmera com apps separados para o smartphone (Remote Camera e Remote Link).
É curioso notar que o nome Asus só aparece no fecho da pulseira, não na frente do relógio.
A Asus “escondeu” o botão do relógio na parte traseira, protegida por aço inoxidável. E inseriu conectores para recarga da bateria (o relógio precisa ser encostado a uma base para isso).
Um Zenfone (que, por sinal, deve ser lançado em breve no Brasil) mostrando as funções integradas:
No lado “bem-estar e saúde”, o Zenwatch conta passos, calorias queimadas, duração de atividades, mede frequência cardíaca, intensidade de exercícios… e nível de relaxamento (ei, tem “Zen” no nome).
E uma lista completa de especificações. Nada de preço ainda (tem gente chutando na faixa de 260 dólares), lançamento previsto para o final do ano.
Já o Asus EeeBook X205, outro lançamento da fabricante taiwanesa na IFA 2014, soa como a volta do netbook – ou a tentativa da Microsoft em voltar a investir em máquinas baratas para combater a ameaça dos Google Chromebooks. E se barato lhe parece, barato será: é uma máquina com preço estimado (lá fora) em 199 dólares.
Com configurações bem simples, de máquina de acesso à internet: processador Intel Atom “Bay Trail” quad-core, 2 GB de RAM, 32 ou 64 GB de armazenamento interno, tela de 11,6″ (1366 x 768) rodando “Windows 8.1 with Bing”, mais duas portas USB 2.0, slot para cartões microSD/SDXC, saída de vídeo microHDMI, com bateria estimada em “até 12 horas de duração navegando na web”.
E, bem, é um netbook 3.0, sem dúvida – pelo menos mais bonito que aqueles que tomaram o mundo em 2007/2008 rodando Linux ou Windows. Peraí, “Windows 8.1 with Bing”? Sim, é a versão de baixo custo da Microsoft para máquinas com hardware com configurações limitadas e, por consequência, com menor preço ao consumidor.
Texto e fotos: Maria Trebbi, enviada a Berlim
E o comentário “besta” deste comentarista que digita é:
“Windows 8.1 with Bing” = “Windows 8 Starter” =3
Pausa.
Não especularam uma vez que queriam fazer um “Windows grátis” e como compensação iam colocar itens para ganhar na propaganda como Bing e etc? Será que isso seria a tentativa?
bingo
Bing
Tinha que ser à prova d’agua…..50m pelo menos…
Nem vou mencionar o relógio da matéria,
Mas lembrei que minha filha usa, até hoje, um Asus EEE 701 com XP.