Hoje a Nokia (HMD) fez um anúncio de novos smartphones em sua linha 2020 (que deveria ter sido feito no MWC, em fevereiro).
A grande novidade? A marca vai voltar ao Brasil. Quando? “Em breve”. Que aparelhos? Não dizem. Update: a Multilaser é parceira da HMD Global no Brasil.
Está no vídeo acima, por volta dos 7 minutos e 26 segundos. Diz Florian Seiche, CEO da HMD Global:
“Eu sei que vocês do Brasil estão esperando pacientemente colocar suas mãos em um smartphone Nokia. É um prazer anunciar que os aparelhos da Nokia estarão disponíveis muito em breve em uma loja perto de você”.
A informação original – citando fontes, não a marca – veio do Techtudo, hoje mesmo. Mas ver o CEO confirmando o dado é muito interessante. Não citam data, não citam portfolio – mas imagino ser aparelhos de entrada da linha nova (ou os mais recentes).
Único problema no caminho? as consequências do novo coronavírus no país.
A conferir – e esperar. Pelo menos uma boa notícia em tempos sombrios.
Update 18h: mandei, no início da tarde, algumas perguntas para a HMD Global (sobre estratégia/preço/datas/coronavírus). Chegou agora uma resposta em português, via assessoria de imprensa local. Diz o e-mail:
Hoje, a HMD Global anunciou, juntamente com quatro novos dispositivos e um novo serviço de roaming, que expandirá sua presença global e chegará ao Brasil.
Sabemos que nossos fãs brasileiros estavam esperando para colocar as mãos em um de nossos novos smartphones Nokia e logo poderão.
Manteremos você informado quando tivermos mais novidades para compartilhar em breve!
Update 19h54: no final do dia, o Valor Econômico noticiou que a HMD Global tem uma parceria com a Multilaser no Brasil (paywall). A Multilaser me mandou agora o seguinte comunicado:
A Multilaser é a parceira local da HMD Global. Nós ajudaremos a empresa a trazer os celulares Nokia para o Brasil. Estamos felizes em trabalhar juntos nessa empreitada, pois eles confiam em nosso conhecimento de mercado e nas relações comerciais bem estabelecidas para trazer as experiências dos celulares Nokia para o país.
A linha de smartphones da Nokia anunciada hoje (tem os dados do Brasil citados ali rápido também) é composta por:
- Nokia 8.3 5G: modelo topo de linha, primeiro da marca com 5G. É o smartphone do James Bond em 2020.
- Nokia 5.3: intermediário com quatro câmeras
- Nokia 1.3 – entrada com Android GO
- E uma reedição do Nokia 5310, aparelho 2G com rádio e MP3 player, reedição do Nokia 5310 Xpress Music.
Belíssima estratégia de recriar modelos clássicos e agracia-los com um SO moderno. Tomara que chegue forte por aqui!
Boa notícia, mas o top custa uns US$ 650 lá fora, e por isso recebeu muitas críticas.
Será que este Nokia 8.3 vem ao Brasil com 5G habilitado???
Mas ainda não tem 5G…
Disso eu sei, mas, deixando o produto preparado ao futuro incerto é ideal, mesmo que traga um preço ligeiramente alto!! É isso que penso!!!